Histórico

O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na Área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País.

A abrangência deste Programa pretende ser nacional e universal e estar presente em todas as regiões do País, sejam elas localizadas em capitais ou estejam afastadas dos grandes centros. Fica então clara a necessidade da colaboração de recursos humanos com formação adequada localizados em diferentes IES. Para tanto, este Programa estará organizado em Polos Regionais, hospedados por alguma IES, onde ocorrerão as orientações das dissertações e serão ministradas as disciplinas do currículo. Fica igualmente claro que o esforço necessário para este mestrado requer também a participação e/ou colaboração de centros já existentes onde ocorrem mestrados profissionais em ensino de Física.

Alinhados com a tradição histórica da UFRPE na formação de professores, o polo 58 vem contribuir para a qualificação dos professores de física, atuantes na educação básica, por meio do desenvolvimento de produtos educacionais, gestados na práxis da superação das necessidades formativas identificadas na prática docente dos professores 'in loco'. Nos percursos trilhados no desenvolvimento de tais produtos educacionais, os saberes pedagógicos nascidos da articulação entre os conteúdos da física e os referenciais da pesquisa em ensino de física, trabalhados nas disciplinas do programa, têm sido divulgados em periódicos e encontros de pesquisa da área.

Conceito CAPES e Bolsas de Estudo

 

Objetivos do Programa

O objetivo é capacitar em nível de mestrado uma fração muito grande professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.